quarta-feira, 6 de março de 2013

AF no Mundo - Crise na Grécia causa pânico por desabastecimento em Farmácias

Fonte: The Guardian

Mulher em estado escritório fundo de saúde em Atenas


A Grécia enfrenta uma grave escassez de medicamentos. Centenas de medicamentos estão em falta e a situação está piorando segundo o órgão de regulamentação do governo.

As faltas estão ocorrendo devido a redução ou interrupção de abastecimento de grandes empresas multinacionais. O governo elaborou uma lista de mais de 50 empresas farmacêuticas que acusa de travar ou planejar a interrupção de abastecimento por causa dos preços baixos no país, um dos mais baixos de toda a Europa.

Mais de 200 medicamentos são afetados, incluindo tratamentos para a artrite, hepatite C e hipertensão, agentes redutores do colesterol, antipsicóticos, antibióticos, anestésicos e imunomoduladores.   

O órgão que representa os farmacêuticos no país, a Associação Pan-helênica de Farmacêuticos confirmou as faltas. "Eu diria que os estoques de suprimentos estão reduzidos a 90%", disse Dimitris Karageorgiou, o seu secretário-geral. "Cerca de 300 drogas estão em falta o que incluem medicamentos para pacientes com câncer e pessoas que sofrem de depressão clínica", disse Karageorgiou. "É uma vergonha. O governo está em pânico e as multinacionais só pensam em si, restringido a venda a outros países europeus por um preço maior."

Para mais informações, confira a matéria completa: clique aqui 



Nenhum comentário:

Postar um comentário